Aftas
Por Edilaine R.
09 Março 2012, 06:20h
09 Março 2012, 06:20h
A afta é uma afecção muito comum que verifica-se em milhões de pessoas ( entre dois e três milhões ) e em torno de 20% a 50% em todo o mundo - sua causa e tratamento não é muito clara.
No entanto, pesquisas sugerem que a afta possa ser desencadeada por stress - já que a incidência aumenta na fase da adolescência e na idade adulta - ciclo de vida onde surgem as preocupações e demandas sociais.
Outros estudos sugerem que a afta apresentam como causa os seguintes itens:
1. Predisposição genética
2. Tensão pré-menstrual
3. Deficiência nutricional
4. Traumas locais, como mordidas, denturas mal ajustadas, escovação rígida e outros.
Na mucosa da boca surge uma lesão limpa ( ou seja, não há presença de pus, bactérias ou fungos ), no ínicio avermelhada e dolorida; e torna-se uma ferida esbranquiçada muito dolorida no final.
Logo, as pessoas que já tiveram afta sabem bem do que eu falo - e sim, pode atrapalhar a vida nesse dias, pois "essas coisinhas pequenas" na boca pode nos impedir de falar, beijar e alimentar-se corretamente, mas fique tranquilo - não são contagiosas.
Esta lesão pode surgir em vários pontos da cavidade oral, língua, lábio, gengiva, garganta .. O incomodo da afta dura em média uma semana a quinze dias.
Nota importante: a afta que não cicatriza e dura mais do que 30dias precisa ser investigada; e a orientação farmacêutica nesse caso é consultar um Dentista e ou um médico otorrinolaringologista para melhor avaliação e tratamento.
Tratamento
O tratamento centra-se na possibilidade de alívio e aceleração da cura. Assim, nenhum medicamento é milagroso e não cura da noite para o dia.
Quanto ao alívio comumente usa-se medicamentos que contenham anestésicos em sua fórmula - na forma farmacêutica (ver arquivo Termos Técnicos - Parte I ) de pomadas e soluções orais. Já os medicamentos para acelerar a cura usa-se pomada formulada com anti-inflamatórios e corticóides.
Também pode-se utilizar a água oxigenada ( em 10vols. ) diluída em água e aplicar com cotonete diretamente na afta.
Enfim, ainda vale lembrar que paciência também faz parte do processo de cicatrização.
Links interessantes para acessar:
Parabéns pelo excelente artigo. Afta realmente incomoda demais. Eu mesmo já tive muitas, mas já há muitos anos que não tenho. Sempre ouvi falar que as aftas poderiam ser causadas por problemas no estômago, isso é mito?
ResponderExcluirLiev,
ExcluirSim , de fato alguns problemas gastrointestinais podem desencadear aftas.
No entanto, se a frequência da afta for acentuada orienta-se buscar por um médico especialista (Gastroenterologista ).
Obrigada pelo elogio.
Nenhum medicamento cura do dia pra noite. Mas uso um que curo em 2 noites. Antes comprava Colutóide, não encontro mais. Agora compro um cuja fórmula é muito parecida, o que muda é o maldito sabor de menta. Chama-se Bismu-Jet é ótimo.
ResponderExcluirSimone,
ExcluirO medicamento citado por você contém princípios ativos que tanto aliviam como aceleram o processo de cura o que torna medicamento eficaz nas duas indicações.
Obrigada pelo comentário.
Edilaine parabens pelo blog, e tambem por sua atenção a seus internautas, que deus continue le inluminando,
ResponderExcluirEdilson,
ExcluirObrigada pelo elogio e bençãos.
Estou com 3 aftas na garganta sinto muita dor e eu não consirgo come nada direito o que eu faço?
ResponderExcluir